Como se produz Alumínio?
O aluminio não ocorre isolado na crosta terrestre e sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao seu estado metálico. Para que a produção do alumínio seja economicamente viável, é preciso que os minérios geradores de alumínio - sendo a bauxita o principal - contenham, no mínimo, 30% de alumina.
A alumina, óxido de alumínio de alta pureza, é obtida do processamento da bauxita em operações químicas, por meio do processo Bayer. Nesta etapa, conhecida como Refinaria, o minério é transformado em alumina calcinada, que será utilizada em seguida no processo eletrolítico, como o principal insumo para a produção de alumínio.
A transformação da alumina em alumínio metálico recebe o nome de Redução, e se realiza em cubas eletrolíticas em altas temperaturas, processo patenteado em 1886 por Hall-Heroult.
Neste processo, o alumínio se deposita no fundo da cuba, sendo extraído por sucção para cadinhos, que transferem o metal líquido à fundição para a obtenção do alumínio primário. Na forma de lingotes, vergalhões, placas e tarugos, o alumínio está pronto para a transformação em indústrias que atendem diversos setores.

Conheça mais detalhes do processo de produção de alumínio:

Refinaria
As principais fases da produção de alumina - da entrada do minério à saída do produto - são: moagem, digestão, filtração/evaporação, precipitação e calcinação.
A obtenção de alumina se dá por um processo que pode ser resumido em um circuito básico simples:


A redução da alumina em alumínio primário consiste na dissociação eletrolítica da alumina dissolvida num banho de criolita fundida a baixa tensão. A alumina se decompõe em oxigênio, que combina com o carvão do anodo, desprendendo-se sob a forma de gás, e em alumínio líquido, que se precipita no fundo da cuba.
A voltagem de cada uma das cubas, ligadas em série, varia de 4 a 5 volts, dos quais apenas 1,6 volts são necessários para a eletrólise propriamente dita. A diferença de voltagem é a necessária para vencer resistências do circuito e gerar calor para manter o eletrólito em fusão.
Os principais insumos para a produção de alumínio durante a Redução são alumina e energia elétrica.
Veja o processo completo da Redução no fluxograma abaixo:


Fonte: ABAL
Fotos: Empreasas associadas à ABAL